Curso Bovespa

Curso sobre a bolsa de valores

Formas de alavancagem na bolsa de valores

Alavancagem, é quando investimos um valor superior do nosso montante financeiro original. Em outras palavras, é quando eu tenho por exemplo, 10 mil reais, e invisto 20 mil reais em um determinado ativo, então estou alavancado em 100% do meu patrimônio. Muitos investidores fazem isso, para obter um rendimento sobre um montante maior, a lógica é que 1% de lucro sobre 10 mil reais equivale a 100 reais, e 1% de lucro sobre 20 mil reais, equivale a 200 reais, portanto se tivermos alavancados, podemos ter um lucro superior, assim como um prejuízo de mesma proporção.

Existem diversas formas de alavancagem, tanto para movimentos de alta, quanto para movimentos de baixa, ou seja, também é possível alavancarmos nossa posição para obter lucro em movimentos de baixa e um exemplo disso é o aluguel de ações, podemos alugar várias ações, deixando parte de nosso capital como garantia, algumas ações exigem uma garantia de cerca de 20% do valor, outras exigem uma porcentagem maior. Também é possível alavancarmos nossa quantidade de ações na parte comprada, com o objetivo de ganhar com a valorização das mesmas, o nome disso é termo.

Ainda, muita gente considera também as opções como sendo uma forma de alavancagem, e de fato é sim, pois como as opções possuem oscilações muito fortes, podemos aplicar um valor baixo com o objetivo de obter lucros bem elevados. Vamos supor que eu possua 100 mil reais, e meu objetivo na bolsa é de 3% de 100 mil ao mês, que equivale a R$ 3.000,00.

Se eu aplicar 3 mil reais, terei de conseguir 100% de lucro para atingir meu objetivo, e em opções isso é possível.

Se eu aplicar 6 mil reais, terei de conseguir 50% de lucro, para atingir meu objetivo, e isso também é possível sim.

Os dois exemplos acima, servem para mostrar que no mercado de opções, é possível alavancarmos ganhos, com pouco capital, obviamente este é um mercado arriscado e deve-se também tomar cuidado com as fortes oscilações, sempre usando stops.

Posted in Principal | Tagged alavancagem com opções, alavancagem na bolsa, alavancar com termos, aluguel, bovespa alavancagem, formas de alavancagem na bolsa de valores, termo | Leave a comment

Comentários