Curso Bovespa

Curso sobre a bolsa de valores

Saiba como identificar o ponto de retorno de alta de uma ação

O que seria o ponto de retorno e qual atitude devemos tomar diante desse momento ?

O ponto de retorno de alta dentro do gráfico é o ponto que marca a reversão de uma tendência de baixa e o início de um movimento ou tendência de alta.

Para determinarmos o início de uma compra, primeiro precisamos saber até que ponto a tendência de baixa firmou sua mínima e isso podemos fazer observando a mínima dos candles que temos nos últimos pregões formados. Vejamos abaixo:

No candle A temos a mínima do movimento de baixa marcada pela linha tracejada horizontal em azul. No candle B, na linha 2 em vermelho também na horizontal temos o próximo candle que marca a superação da máxima do candle anterior e mais acima na seta 3 a máxima do preço fechada acima da máxima do último candle. Sendo assim, temos a formação de um novo fundo e o ponto de reversão de alta. O candle que fecha acima da linha que marca a máxima do candle que contém a mínima do preço será o ponto que buscamos.

Vamos a outro exemplo mais prático pelo gráfico diário da CSNA3. Observando mais esquerda, temos a formação de topos e fundos descendentes. Qual candle marca a mínima de todo o movimento de baixa ? Correto o candle A. Uma vez localizado, traçamos as linhas horizontais em vermelho e identificamos o ponto de reversão dessa tendência. O candle que temos igualmente ao exemplo logo acima é o candle B. Perceba que seu fechamento se localiza acima do fechamento do candle que possui a mínima do preço e sua mínima fica acima também. Logo a frente vemos o preço subir e formar um fundo mais alto.

Podemos concluir sobre o exemplo acima que a identificação dos pontos de reversão dão sinais claros do início de uma nova tendência nos permitindo antecipar as decisões na ponta compradora e vendedora dentro do mercado de ações.

Para mais informações:
[email protected]

0800 600 4780

Posted in Principal | Tagged análise técnica, mercado de ações, tendencia de alta, tendencia de baixa | Leave a comment

Comentários